Servicos

Toxina Botulínica

A toxina botulínica para uso cosmético, conhecida amplamente pelo seu nome comercial "Botox®", proporciona redução e/ou eliminação temporária das rugas de expressão da região frontal, glabelar (entre os supercílios) e lateral dos olhos ("pés de galinha").


A toxina é injetada diretamente nas áreas a serem tratadas, agindo através do bloqueio do impulso nervoso ao músculo, paralisando-o temporariamente.

Como as rugas de expressão são conseqüência direta da ação muscular, uma vez paralisados, a pele adquire textura mais suave e o rosto uma aparência mais jovial, "descansada".

Na região dos olhos e entre os supercílios, a aplicação da toxina botulínica reduz a atividade muscular atenuando ou fazendo desaparecer as rugas de expressão, propiciando um aspecto mais jovial e descansado.

O procedimento é simples, rápido, minimamente invasivo, podendo ser realizado no próprio consultório médico.

O efeito é progressivo, atingindo sua ação máxima entre 5 a 7 dias após a aplicação. A duração média do efeito do tratamento é de 6 meses após a aplicação, podendo então ser repetida, para manutenção do resultado.

Os cuidados após a aplicação são: repouso relativo, evitar exposição solar, evitar ambientes quentes, evitar deitar e evitar manipulação local por período mínimo de 4 horas após a aplicação.

Aplicação de toxina botulínica na região frontal e peri-orbital:  também pode ser associada a técnicas de preenchimento, corrigindo depressões, cicatrizes e rugas na face.

As complicações são raríssimas, mas mesmo sendo aparentemente simples, o procedimento deve ser realizado sempre por médico com treino específico e em local com suporte técnico adequado. 


Quando o botox é indicado?

Pra rugas de expressão. Quando localizadas na testa, estas conferem a face uma aparência tensa. Entre as sobrancelhas (glabela), dão ar de preocupação. Já ao redor dos olhos, as rugas dão aspecto envelhecido, podendo aparecer também no pescoço e colo. Em áreas com sudorese excessiva, como axilas, mãos e pés, reduzindo a produção do suor.

Como é aplicado o Botox (Toxina Botulinica)?

Após avaliação, é feito um estudo das áreas e pontos que vão receber a aplicação do Botox. A aplicação é praticamente indolor e é feita com uma microseringa e agulha finíssima. Após a aplicação, pode haver uma leve vermelhidão nos pontos de aplicação, que vai desaparecendo em algumas horas.

Um produto de origem biológica, derivado da toxina do botulismo e obtido a partir de culturas da bactéria Clostridium botulinum. ÿ marca registrada do laboratório norte-americano Allergan. Desde o início dos anos 90 vem sendo utilizado por médicos dermatologistas para atenuar rugas e marcas de expressão provocadas pelo excesso de contraçao dos músculos faciais. Uma vez injetada em determinado músculo, a toxina liga-se a seus terminais nervosos e inibe a liberação de acetilcolina, o neurotransmissor responsável por enviar os impulsos elétricos que contraem o tecido muscular. O resultado é a paralisação do movimento muscular, o que produz o efeito aparentemente "relaxante" nas rugas de expressão. 

A toxina botulínica também pode ser utilizada no tratamento da hiperidrose ou suor excessivo nas axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e virilhas.